Bracol
voltar

Notícias Bracol

31 Out
Biqueiras de segurança: item essencial para a proteção dos pés

Notícias Bracol


Biqueiras de segurança: item essencial para a proteção dos pés

Imagine um trabalhador industrial que mexe com máquinas pesadas e pode sofrer com a queda delas em seus pés. Correndo este risco, ele precisa estar protegido. Devido a situações como essa, é muito importante que colaboradores utilizem um calçado com biqueiras de segurança que, localizadas na parte frontal do calçado, sobre os dedos, podem proteger os pés do trabalhador contra impactos e compressão.

Atualmente, existem três tipos de biqueiras de segurança: aço, composite e alumínio, todas de acordo com as normas ABNT NBR ISO 20344 e ABNT NBR ISO 20345. A Bracol possui calçados com todos esses tipos de biqueiras, inclusive a plástica que não é de segurança, apenas conformação. Além disso, para garantir a qualidade destes componentes, a empresa constantemente realiza ensaios de compressão e impacto que asseguram o cumprimento das normas.

Pronto(a) para conhecer mais sobre cada tipo de biqueira?

Biqueira de Aço

A biqueira de aço é preferida pelos setores da construção civil, indústrias agrícolas e serviços em geral, sendo utilizada por 90% do mercado. Com tratamento anticorrosivo, ela evita danos aos pés do trabalhador quando são atingidos por agentes químicos. Também possui resistência contra impactos a 200 joules (o que equivale a cerca de 20kg caindo a uma distância de um metro) e resistência à força de 15 kN (o que equivale a aproximadamente de 1.500kg de compressão).

É mais indicada em ambientes industriais com muita movimentação de equipamentos e com possibilidades de queda de objetos na parte frontal dos artelhos (dedos dos pés).

Biqueira de Composite

O composite é composto por resinas plásticas e é um dos materiais mais completos do mercado, pois não é condutor de eletricidade, sendo ideal para trabalhos que envolvam riscos elétricos, e atende a todas as normas de segurança.

Esse tipo de biqueira não contém componentes metálicos, o que evita o acionamento de detectores de metais em portas de agências bancárias, e é feita de compostos plásticos de alta performance. Possui uma resistência contra impactos a 200 joules (o equivalente a cerca de 20kg caindo a uma distância de um metro) e resistência à força de 15 kN (o que equivale a aproximadamente de 1.500kg de compressão).

É 35% mais leve que a de aço, sendo indicada para indústria automobilística, mineradoras, indústria alimentícia, manutenção elétrica e indústria petroquímica.

A biqueira de composite da Bracol possui uma matriz de solado exclusiva para o calçado com esse tipo de biqueira, reduzindo as diferenças de tamanho das numerações e propiciando mais conforto ao trabalhador.

Biqueira de Alumínio

A Bracol é pioneira no uso deste tipo de biqueira, que também é inédita no mercado. Mineradoras, indústrias automobilísticas e petroquímicas são algumas das que mais a utilizam, pois oferece mais conforto em ambientes com risco de queda e compressão, sem perder a resistência. Possui a mesma leveza da biqueira de composite, mas é mais fina, o que permite ao pé se acomodar melhor. Pode ser encontrada em todos os modelos masculinos da linha Ultralev.

Clique aqui e saiba onde encontrar o calçado de segurança ideal para sua atividade profissional. Você vai se surpreender com a qualidade e conforto de nossos calçados.